"A arte de ser louco é jamais cometer a loucura de ser um sujeito normal." ( Raul Seixas )

quarta-feira, 19 de maio de 2010

De luto pelo Butantan......

Li hoje o informativo do site Galapagos, no meu e-mail, sobre a tragédia da coleção do Instituto Butantan neste último sábado de maio (15).

Quando recebi a notícia, no sábado mesmo, eu não sabia mais o que pensar, e, ao mesmo tempo, pensei em tudo.....estranho né?
Pior que eu estava looonge, lá em BH, num curso sobre manejo de serpentes com o Breno.

Não sei como ele conseguiu dar a notícia e dar continuidade no curso.....quando ele falou eu demorei meia hora pra voltar a prestar atenção no curso.....

Tantos anos, tantas pesquisas, tanta dedicação....tanta falta de estrutura.
Não é culpa o curador atual da (ex)coleção, Francisco Franco (conhecido como Kiko), nem os curadores que já passaram por lá, como Giuseppe Puorto, que atualmente dirige o museu biológico, e muito menos culpa do técnico Valdir (grande Val!), que sabe de cabo a rabo o "manual de identificação de serpentes do novo mundo", que é sempre muito ocupado cuidando da coleção, ao mesmo tempo que tira as dúvidas dos estagiários e ajuda os aprimorando e profissionais que passaram por lá.

Giuseppe Puorto, no curso "Serpentes, biologia e diversidade" 2007

Eu e o Val, na coleção...como era antes (2008)

Eu e o Kiko, na época que fiz estágio lá (em 2008)

Todos eles têm muita experiência e competência, mas......são engessados, não podem fazer muito pela estrutura e manutenção pois eles todos eram cientes da escassez de recurso, mas que dependiam de ordens de fora, de cargos acima, muito acima....e que só depois da tragédia, Brasil "chora" (pois quem conhecia e sabia o valor real daquela coleção sabe do que estou falando) as mágoas daquilo que não foi feito. Não foi atendido. Não foi dado prioridade.

Noticiários passam apenas o superficial, muitos até repetem, ou repassam informações distorcidas, com dados diferentes, mas quem é de fora não sabe o quanto foi perdido, o real tamanho da tragédia....

Fotos no notícias uol. e reportagens no Jornal Nacional.

Nem eu consigo imaginar direito.....dói no peito, sinceramente.
E pensar que antes eu poderia trabalhar lá, precisaria daquela coleção para os importantes trabalhos a serem publicados, assim como todos que já foram e colaboraram para a ciência.

Eu fiz estágio lá, passei pela coleção também, e tive a oportunidade de conhecer a maior (e mais importante) coleção de ofídios do mundo!


Agora...tudo em cinzas....

Tudo que foi perdido não tem como recuperar....foi realmente uma grande perda. Mas....vamos levantar nossa cabeça, arregaçar as mangas e mãos à obra.

Diante desta tragédia, deixo aqui meus profundos sentimentos, e assim que possível, meu apoio a uma nova coleção.

Um abraço bem apertado a todos, e em especial, aos amigos do Butantan.