"A arte de ser louco é jamais cometer a loucura de ser um sujeito normal." ( Raul Seixas )

segunda-feira, 22 de março de 2010

No dia mundial da água....

Assim como muitos que já vi por aqui, devemos parar para refletir o quanto a água é essencial!
Hoje, por exemplo, faltou luz aqui em casa. Não dá pra assistir televisão, não dá pra ligar o PC pra ver e-mail ou postar no blog, não dá pra carregar o celular com a bateria fraca, o banho tem que ser frio...mas....sem água, aí fica mais dificil, pois aí já é necessidade do organismo né! rs
Imaginem que desde o começo da humanidade conseguiu-se viver sem energia elétrica, mas água?
Tá bom, o Planeta Terra deveria se chamar Planeta Água de tanta água que tem, mas......é tudo potável?
Infelizmente não.
Não só pelo fato da maioria ser água salgada (marinha), mas o grande problema é que está poluída, contaminada, suja!
E quem fez (e continua fazendo) isso?
Os animais, que são irracionais?

Os animais que não pensam e não sentem?

Pois é, zé.....melhor rever os conceitos, né?!

Segue uma matéria do notícias Yahoo que repasso aqui, pra fechar o post.

ONU: água poluída mata mais que violência no mundo

ABIDJAN (Reuters)

A população mundial está poluindo os rios e oceanos com o despejo de milhões de toneladas de resíduos sólidos por dia, envenenando a vida marinha e espalhando doenças que matam milhões de crianças todo ano, disse a ONU nesta segunda-feira.
"A quantidade de água suja significa que mais pessoas morrem hoje por causa da água poluída e contaminada do que por todas as formas de violência, inclusive as guerras", disse o Programa do Meio Ambiente das Nações Unidas (Unep, na sigla em inglês).

Em um relatório intitulado "Água Doente", lançado para o Dia Mundial da Água nesta segunda-feira, o Unep afirmou que dois milhões de toneladas de resíduos, que contaminam cerca de dois bilhões de toneladas de água diariamente, causaram gigantescas "zonas mortas", sufocando recifes de corais e peixes.

O resíduo é composto principalmente de esgoto, poluição industrial e pesticidas agrícolas e resíduos animais.

Segundo o relatório, a falta de água limpa mata 1,8 milhão de crianças com menos de 5 anos de idade anualmente. Grande parte do despejo de resíduos acontece nos países em desenvolvimento, que lançam 90 por cento da água de esgoto sem tratamento.
A diarréia, principalmente causada pela água suja, mata cerca de 2,2 milhões de pessoas ao ano, segundo o relatório, e "mais de metade dos leitos de hospital no mundo é ocupada por pessoas com doenças ligadas à água contaminada."

O relatório recomenda sistemas de reciclagem de água e projetos multimilionários para o tratamento de esgoto.

Também sugere a proteção de áreas de terras úmidas, que agem como processadores naturais do esgoto, e o uso de dejetos animais como fertilizantes.

"Se o mundo pretende... sobreviver em um planeta de seis bilhões de pessoas, caminhando para mais de nove bilhões até 2050, precisamos nos tornar mais inteligentes sobre a administração de água de esgoto", disse o diretor da Unep, Achim Steiner. "O esgoto está literalmente matando pessoas."

(Reportagem de Tim Cocke)
Fonte:http://br.noticias.yahoo.com/s/reuters/100322/manchetes/manchetes_ambiente_agua_poluicao_1

Nenhum comentário:

Postar um comentário