"A arte de ser louco é jamais cometer a loucura de ser um sujeito normal." ( Raul Seixas )

sexta-feira, 27 de maio de 2011

Hoje é o dia nacional da Mata Atlântica!

[foto: Heloisa Passarelli. Jd. Botânico]
Hoje, 27 de maio, comemoramos uma data muito especial: o Dia da Mata Atlântica. Com 91 mil quilômetros quadrados de extensão pelo nosso país, ela abriga uma das taxas mais altas de diversidade biológica do mundo.

[foto: Heloisa Passarelli. Pq. Cantareira, Nucleo Pedra Grande]
Apesar da devastação que vem sofrendo desde 1500 e da grave quantidade de extinção, a magnitude da Mata Atlântica ainda é impressionante. Ela possui diferentes relevos e paisagens e uma biodiversidade que chega a mais de 22 mil espécies de animais e plantas e, grande parte dessas espécies são endêmicas, o que significa que elas não são encontradas em nenhum outro lugar do planeta.

[foto: Luciana Frade. Flona de Ipanema - Iperó]
A preservação da Mata Atlântica é imprescindível não só pela sua beleza, mas também para evitar que a vida de 70% da população brasileira, que reside neste Bioma, seja afetada. Além disso, ela é indispensável para regular o fluxo dos recursos hídricos, o controle do clima e a estabilidade de escarpas e encostas.

[foto: Luciana Frade. Flona de Ipanema - Iperó]
Portanto, o dia 27 de maio deve ser lembrado para que fique como um símbolo da luta pela recuperação das florestas e da Mata Atlântica!

Retirado do blog Mundo verde!

Nenhum comentário:

Postar um comentário