"A arte de ser louco é jamais cometer a loucura de ser um sujeito normal." ( Raul Seixas )

domingo, 22 de maio de 2011

Publicação SMA: Sistemas Agroflorestais em Espaços Protegidos

Recebi a notícia por e-mail da Evelyne!

O Departamento de Proteção da Biodiversidade da Coordenadoria de Biodiversidade e Recursos Naturais da Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo, por meio do Projeto de Recuperação de Matas Ciliares http://www.ambiente.sp.gov.br/mataciliar/index.htm (PRMC), elaborou uma cartilha sobre implantação de sistemas agroflorestais em espaços protegidos, com o importante apoio de técnicos, agricultores e profissionais.

A cartilha foi publicada e já está disponível online na página de publicações por meio do link abaixo:

- Sistemas Agroflorestais em espaços protegidos: http://www.sigam.ambiente.sp.gov.br/sigam2/Repositorio/222/Documentos/SAF%20em%20espacos%20protegidos.pdf

O material foi elaborado tendo como público alvo o de agricultores familiares, com ênfase em ilustrações explicativas e linguagem direta. A ideia é auxiliar o agricultor a:
- compreender como certos espaços estão protegidos pelas leis ambientais
- aprender a identificar esses espaços em sua propriedade rural
- entender em quais desses casos poderá cultivar sua agrofloresta

Essas situações estão previstas na Resolução SMA 44/08, de modo que a cartilha se aplica ao Estado de São Paulo. Procedimentos específicos para implantação do SAF e para apresentação do projeto ao órgão licenciador não estão contemplados, e deverão ser objeto de uma próxima publicação.

Esperamos que a revisão do Código Florestal não comprometa demasiadamente seu conteúdo (nem a conservação ambiental), visto que durante sua elaboração não poderíamos prever quais alterações poderiam ocorrer na legislação federal.

As entidades e profissionais que desenvolvem trabalhos junto a agricultores e tem demanda de utilização da versão impressa desse material, por favor nos sinalizem até o dia 15 de Junho, enviando o nome, local de atuação, trabalho que desenvolvem e dados para contato (e-mail/telefone), indicando a demanda (n. de exemplares), de forma que tentaremos atender as solicitações na medida do possível, já que a tiragem é bastante limitada.

Se houver qualquer dúvida em relação ao material, estamos à disposição para quaisquer esclarecimentos.

Inclusive temos grande interesse em obter o retorno daqueles que utilizarem a cartilha, informando se a leitura/ compreensão foram fáceis, quais os pontos que mais auxiliaram ou foram deficientes, etc.

E contamos com sua ajuda para a divulgação da publicação entre as instituições interessadas.

Atenciosamente,

--
Centro de Recuperação/DPB
Coordenadoria de Biodiversidade e Recursos Naturais
Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário