"A arte de ser louco é jamais cometer a loucura de ser um sujeito normal." ( Raul Seixas )

terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

Saco é um saco!



Vi essa campanha do Ministério do meio ambiente e achei muito legal!


Vejo muita gente que realmente mudou seus hábitos e diminuiu o consumo de sacolas plásticas (inclusive eu) hehe


Segue os links sobre a campanha do MMA:

http://blog.mma.gov.br/sacolasplasticas/ http://planetasustentavel.abril.com.br/noticia/lixo/conteudo_479075.shtml http://www.sacoeumsaco.com.br/blog/

Recebi um e-mail da minha amiga "mamãe" Sandrinha sobre o grande problema causado pelas sacolas plásticas e acho interessante repassar (resumidamente) aqui!

Informações fornecidas pela Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos revelam que são consumidos anualmente entre 500 bilhões e um trilhão de sacos plásticos ao redor do mundo. (National Geographic 02/09/2003).

Existe uma economia áspera por trás da reciclagem dos sacos plásticos. Processar e reciclar uma tonelada de sacos custa U$ 4000. A mesma quantidade de sacos é vendida no mercado de matérias-primas a U$ 32”. (Jared Blumenfeld, Diretor do Departamento de Meio Ambiente em São Francisco.)

Então...o que acontece com os saquinhos?


Um estudo de 1975 demostrou que as embarcações transoceânicas lançam aproximadamente 4 milhões de kilogramas de plástico ao mar por ano. As lixeiras do mundo não estão inundadas de plástico porque a maior parte do plástico acaba no oceano. (Academia Nacional de Ciências dos EUA.)

Os sacos são arrastados...
....até diferentes partes do planeta....
Os sacos encontram caminho para o mar nos bueiros e encanamentos.
Os sacos plásticos representan mais de 10% dos dejetos que chegam às costas dos EUA.
Os saquinhos plásticos se fotodegradan: com o passar do tempo se decompõe em petro- polímeros menores e mais tóxicos que finalmente contaminarão os solos e as vias fluviais.
Como conseqüência, partículas microscópicas podem entrar para a cadeia alimentar. O efeito sobre a vida silvestre pode ser catastrófico. Cerca de 200 diferentes espécies de vida marinha, incluindo baleias, golfinhos, focas e tartarugas morrem por causa dos sacos plásticos. Morrem depois de ingerir os sacos plásticos, que confunden com comida, e as aves que ficam presas sem esperança...

Então… O que podemos fazer?

Se usamos uma bolsa de tecido, podemos economizar 6 saquinhos plásticos por semana.
(Como esta aqui, da ecoloja)
Ou seja, 24 sacos por mês.
Ou seja, 288 sacos por ano.
Ou seja, 22.176 sacos ao longo da vida.
Se apenas 1 de cada 5 pessoas neste país fizesse isso, economizaríamos 1.330.560.000.000 sacos plásticos durante nossas vidas!!

Por isso gente, é possível! É só cada um fazer a sua parte!
E ainda dou minha sugestão: No site da ecoloja tem cada coisa liiinda!!!
A natureza agradeçe (e eu tbm hehe)!

=3

Nenhum comentário:

Postar um comentário